MidiÁsia

[Alerta de gatilho: temas de suicidio e morte]

Tomorrow (내일/ Naeil) é um seriado coreano de 2022, dirigido por Kim Tae Yoon e Sung Chi Wook. Baseado no webcomic de mesmo nome, criado por LlaMa e publicado inicialmente em 2017. A história segue 3 personagens principais, um grupo atípico formado por um semi morto e dois ceifadores. Apesar de personagens relacionados à morte serem relativamente comuns em produções coreanas, em Tomorrow, o ponto forte é exatamente a subversão do sentido da palavra – e função- ceifadores.

Crédito: Distribuição

Com 16 episódios, a história segue Jung-Woong (personagem interpretado por Rowoon), um homem comum de 20 e tantos anos à procura de emprego em Seul. Sem sucesso, mas sem nunca desistir. Ao voltar de mais uma entrevista fracassada, se depara com um homem prestes a cometer suicidio, pulando de uma ponte. Quando tenta interferir e salvar o homem, acaba caindo da ponte e fica em coma.


Jung-Woong então acorda fora de seu corpo e lhe é dada uma oportunidade de emprego no mundo após a morte. A grande empresa do pós-vida, que emprega ceifadores lida com aqueles que morrem e devem ser levados para o além, está com um problema. Superlotação, tanto no céu, quanto no inferno. Entra então a personagem da Imperatriz de Jade, deusa do céu e coordenadora do submundo, interpretada pela sempre bela Kim Hae-Sook. Ela oferece a Jung Woong a opção de trabalhar como ceifador e ficar em coma por 6 meses, ou então seguir em coma por 3 anos. Ele, claro, aceita a oferta.

Crédito: Distribuição

Com a premissa disposta, começa a trama. Como então a morte encarnada nos ceifadores deve lidar com a superpopulação da vida após a morte? A solução disposta é uma equipe especial, da qual Jung Woong passa a fazer parte, junto de Koo Ryeon (Kim Hee-Seon) e Lim Ryung-Gu (Yun Ji-On). Equipe de prevenção de suicídios. Liderada por ceifadores.


A ironia não passa despercebida para quem assiste a obra e, é seu ponto forte. Os ceifadores – antes humanos que escolheram não reencarnar – estão incumbidos da tarefa de guiar os mortos até o submundo. Não de prevenir que pessoas cometam suicidio. Alguns ceifadores se opõe a equipe, entre eles Park Joong-Il, interpretado por Lee Soo Hyuk, que acredita que aqueles que escolhem se matar cometem um crime semelhante ou até pior que homicídio. Apesar das ressalvas, a equipe é criada e posta ao trabalho.

Em seus 16 episódios a trama se desenrola com narrativas que tem começo meio e fim, enquanto a equipe tenta prevenir o suicídio de diferentes pessoas, por diferentes motivos. Como tratar de um tema que é tabu em boa parte do mundo, inclusive na Coreia, país com alto índice de suicidio, em especial entre os mais jovens?

Enquanto a webtoon escolhe falar diretamente com seu público alvo, usando de gírias e memes da internet para aliviar o gore de suas cenas gráficas, o seriado opta por momentos de alívio cômico sem o gore de sangue e cenas perturbadoras, que muitas vezes não são permitidas na televisão.

Desde uma produtora de TV que quer acabar com sua vida devido ao tormento de uma antiga colega de sala que fazia bullying em sua época de escola, a um marido enlutado que deseja se juntar a sua esposa, a uma mulher cheia de culpa devastada pela ideia de que ela pode ter levado sua amiga até a morte nas mãos do Exército Imperial Japonês, Tomorrow cobre tudo.


São episódios repletos de emoção e onde as personagens principais dos ceifadores servem de intermédio entre o espectador e as personagens que querem cometer suicidio. Cada caso é único, ao passo que também é um reflexo de problemas maiores, como bullying, o luto após a perda de um ente querido, a pressão para conseguir um emprego, o abandono dos idosos e até o abandono de animais são temas abordados na trama.

Um dos episódios mais dramáticos da série conta a história de um veterano de guerra, que, já idoso, coleta lixo nas ruas de Seul e vê seu lar ameaçado por uma grande construtora que quer tomar o terreno onde ele mora. Apesar de estar próximo da data natural de sua morte, o homem decide cometer suicidio, pois se sente abandonado pelo país e sociedade pelo qual lutou. Lidando com Estresse Pós Traumático, abandono da população idosa e os horrores de quem viveu uma guerra, o episódio mostra um lado mais humano da empresa encarregada pela morte, quando os ceifadores de diversos setores se reúnem para guiar o homem até o céu.


Outro episódio, único na série, conta a história de um cachorro que decide cometer suidicio. Para a equipe de ceifadores, todos os seres são iguais perante a morte e, por isso, o caso é tratado com o mesmo cuidado com que seria tratado o de uma pessoa. A jornada de trabalho de seu dono, acumulando tarefas e cansaço, junto de sua nova realidade morando sozinho com o animal, fazem com que o cachorro desamparado, resgatado na rua quando pequeno e já idoso, decida fugir de casa para morrer longe de seu dono. Quando encontram o animal, a equipe vai atrás do dono, para que os dois estejam juntos até o final.

Tomorrow lança luz vital sobre os tópicos de saúde mental, agressão sexual, solidão, depressão, bullying, luto e muito mais. E consegue isso sendo liderado por um trio talentoso que mostra uma grande força ao abordar esses problemas de frente, por meio de suas capacidades de atuação. Da comédia à tragédia, o elenco faz jus ao webtoon e as suas personagens, trazendo nova luz sobre um tema delicado de se tratar, em especial na televisão, seja de qual país for.

Crédito: Distribuição

O tema da morte é, naturalmente, interessante para todos os que vivem. Quem nunca se perguntou o que acontece conosco depois que morremos? Tomorrow vai além, ao tratar do suicídio. A sutileza da obra está em fazer com que todos as personagens sejam arquétipos de situações que, com certeza, já presenciamos ou vivemos. Ou vamos viver. Não há quem não se emocione ao lembrar-se de um ente querido que já se foi. A intenção é de se conectar profundamente com as lutas da vida humana apresentadas, enfrentar questões sociais e tabus e, principalmente, ter empatia. O mundo anda precisando.

Por fim, a lição mais importante dos 16 episódios já estava no título, quase um spoiler. Sempre haverá um “Amanhã” para ser vivido e experienciado, mesmo que seja para recomeçar. Ou estar lá por alguém.

Ficha Técnica:
País: Coréia do Sul | Direção: Kim Tae-Yoon, Sung Chi-Wook | Roteiro: LlaMa, para o webcomic, Park Ran, Park Ja Kyung, Kim Yu Jin, adaptação televisiva | Elenco: Kim Hee Sun, Rowoon, Yun Ji On, Lee Soo Hyuk, Kim Hae Sook | Episódios: 16. | Ano: 2022.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *