Temporada Copa das Séries (2014.1)

No ano de 2014, o Brasil serviu de palco para uma das maiores celebrações esportivas do mundo: a Copa do Mundo FIFA de Futebol. Muito mais que uma competição futebolística, a ocasião consiste naqueles raros momentos em que o mundo se volta para um só lugar para torcer por sua pátria e, ao mesmo tempo, se aproximar de outros países e culturas. Aproveitando o ensejo, o Asian Club apresentou no segundo semestre do ano, a temporada “Copa das Séries”, cujo objetivo tácito consistiu em apresentar o cenário multifacetado da produção cultural dos países do Leste Asiático, tendo como foco a representação cultural e esportiva no universo das séries de TV produzidas na Coréia do Sul, Taiwan e Japão, respectivamente.

Para o encontro de estreia da temporada, contemplamos a Coréia do Sul e a representação do golfe através do drama televisivo Birdie Buddy (tvN, 2011). O objetivo desta sessão consistiu na apresentação da Coréia do Sul enquanto pólo privilegiado da produção cultural asiática contemporânea com a Hallyu Wave (Onda Coreana), ao enfatizar a relação entre dramas televisivos (k-dramas) e música pop (k-pop), tendo o esporte (o golfe) e a cultura (coreana) como elementos centrais de representação dessas narrativas. Com efeito, a música K-pop tem sido bastante utilizada como trilha sonora dos dramas sul-coreanos e os idols do gênero têm atuado em muitas dessas produções televisivas, como fora demonstrado na referida sessão.

Já em nossa segunda sessão, apresentamos Taiwan através do drama televisivo Bull Fighting (TTV, 2007), que costura o enredo típico da comédia romântica à representação do basquete no cotidiano de seus personagens, esporte que tem um forte apelo em toda a China. Sendo parte da República da China, Taiwan se constitui num núcleo importante da produção de dramas televisivos no Leste Asiático, se destacando entre os diferentes mercados dentro da própria China. Em meio a centros de produção cultural mais consolidados no imaginário regional (e global), como Hong Kong e a própria China continental, Taiwan se posiciona no mercado televisivo da região com produções que se aproximam mais daquelas propostas pelos pioneiros – Japão e Coréia do Sul. A participação de idols da música pop taiwanesa como atores nos dramas taiwaneses (TW-dramas) também é constante, desfilando então, elencos juvenis que atraem audiências de diversas idades.

E, finalmente, em nossa ultima sessão da “Copa das Séries”, apresentamos o Japão e sua produção cultural contemporânea através do universo de dois esportes distintos – futebol e natação, com a exibição dois animês (séries animadas) de grande destaque que tratam dessas temáticas: Captain Tsubasa: Road to 2002 (Animax/TV Tokyo, 2001) e Free! Iwatobi Swim Club (Tokyo MX/TVA/ABC, 2013). Nos últimos anos, diversas produções do gênero esportivo estrearam nas grades das emissoras japonesas e se tornaram sucesso mundial, como por exemplo, demonstram os casos de Daya no Ace (sobre baseball), Haikyuu (sobre vôlei), Kuroko no Basket (sobre basquete) e ambos os títulos privilegiados nesse encontro. Decerto, dentre os países do Leste Asiático, o Japão ocupa lugar de destaque em termos de produção e distribuição de sua cultura pop como recurso de promoção e diálogo internacional. Desde a década de 1980, o país exporta sua produção cultural para os países vizinhos e, para além deles, tendo como carro-chefe os mangás e os animes.

Desta forma, o objetivo desta ultima sessão consistiu em apresentar o cenário multifacetado da produção cultural do Japão contemporâneo, tendo como foco a indústria dos animes, sua relação com outras indústrias culturais, bem como demonstrar como os esportes são representados, sendo também instrumentos de promoção e diálogo cultural para além-mar.

 – Sessões/Produções exibidas por encontro:

CORÉIA DO SUL: Birdie Buddy

TAIWAN: Bull Fighting

JAPÃO: Captain Tsubasa: Road to 2002 e Free! Iwatobi Swim Club