Temporada Cinema Asiático (2016.1)

Até aqui, o Asian Club se encarregou de trazer à luz da discussão produções midiáticas que enfatizavam dois principais representantes: o Japão e a Coreia do Sul. No entanto, a ideia de “Ásia”, é ainda mais ampla do que apenas dois países podem mensurar. Para isso, no primeiro semestre de 2016, o grupo optou por investir em uma melhor compreensão acerca do Cinema Asiático. O objetivo consistiu no melhor entendimento sobre as outras faces – para além da cultura pop – dessa Ásia.

Para o encontro de estreia, apresentamos a China e o cinema chinês com o filme O Sorgo Vermelho (1987), dirigido por Zhang Yimou, que recebeu o Urso de Ouro de melhor filme no Festival de Berlim. A história narra a vida de uma jovem nos momentos anteriores e posteriores à invasão japonesa. Nesse encontro, visou-se refletir sobre as produções chinesas, tendo em vista que, muitas vezes, o cinema da China continental é, de certa forma, “apagado”, por conta das produções hongkonguenses, que são mais difundidas no imaginário brasileiro acerca da China.

Na segunda sessão, trouxemos a Índia e o cinema Bollywoodiano, através da exibição do filme de ação Dabangg (2010). Muito se ouve dizer sobre o Bollywood e a Índia, mas poucas vezes a indústria cinematográfica indiana é contemplada sob uma perspectiva brasileira. Quais são as particularidades dessa indústria? O que Bollywood representa para a Índia? Quais gêneros encontramos nessas produções cinematográficas? São algumas das questões sobre as quais refletimos.

Por fim, a sessão de encerramento da temporada trouxe Hong Kong com O vôo do Dragão (1972), representando os famosos filmes de artes marciais. No início da segunda guerra mundial, o centro do cinema chinês é transferido de Shanghai para Hong Kong, que veio a se tornar conhecido principalmente por conta de suas produções de ação e nomes como Bruce Lee, na década de 1970, e Jackie Chan na década posterior.

– Sessões/Produções exibidas por encontro:

Cinema Chinês: O Sorgo Vermelho

Cinema Indiano: Dabangg

Cinema de Hong Kong: O Vôo do Dragão