Foi lançado recentemente, pelo selo Dialogarts da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), o livro “Animando as mangas – ensaios sobre animes e mangás”. Trata-se de uma iniciativa conjunta do Grupo de Pesquisa Estudos de Narratividade (Genar) e do Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos (NuPeQ).

O projeto foi organizado por Ravel Giordano Paz, pós-doutorando em língua portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professor na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Nataniel dos Santos Gomes, pós-doutor em língua portuguesa, docente do mestrado acadêmico em letras da UEMS e Mateus Nascimento, pesquisador associado do Instituto Cultural Brasil-Japão e do Grupo de Pesquisa em Mídia e Cultura Asiática Contemporânea (MidiÁsia/UFF).

Crédito: http://www.dialogarts.uerj.br/

Conforme explicam os organizadores os artigos apresentados não visam apenas o público universitário, mas também o público em geral, interessado e eventualmente aficionado em animes e mangás. Por outro lado, as abordagens teóricas e metodológicas variam, indo das apresentações panorâmicas às relações com diversas áreas. “A organização dos textos no interior do volume buscou atender ao critério da diversidade, alternando, por exemplo, estudos de animes e mangás mais conhecidos com outros menos, ou obras voltadas para o público mais jovem e outras mais adultas. O objetivo desse procedimento foi assegurar certa leveza ao conjunto“, explicam. Para ler o livro, acesse o site da Dialogarts da UERJ.


0 comentário

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *