Em dezembro de 2020 aconteceu a premiação do VI Concurso de Literatura Coreana, evento realizado pela USP, com o apoio do Centro Cultural Coreano no Brasil e patrocínio do Literature Translation Institute of Korea. Para o concurso, foram convocados participantes interessados em desenvolver ensaios em português sobre o livro “A História de Hong Gildong” (Heo Gyun, tradução de Yun Jung Im, Editora Estação Liberdade), que foram divididos em três grupos: Junior (pessoas com até 18 anos), Universitários (até 25 anos) e Público Geral (a partir dos 26 anos). O livro, lançado em versão traduzida no Brasil no final de 2020, é um romance sul-coreano inspirado em uma figura histórica e narra a vida de Hong Gildong, o filho ilegítimo de um nobre com sua concubina. Escrito em 1612 por Heo Gyun (1569-1618), durante a dinastia Joseon, a história se desenvolve apresentando o cotidiano da sociedade à época e as aventuras do protagonista, que apresenta grande inteligência e poderes sobrenaturais. A obra se encontra disponível para venda no site da editora.

Folder do evento VI Concurso de Literatura Coreana, realizado em 2020. Fonte: Facebook do Centro Cultural Coreano no Brasil.

O VI Concurso de Literatura Coreana premiou os melhores ensaios redigidos e Claudia Vieira foi a grande vencedora com o texto “Um destino forjado pelo céu: A História de Hong Gildong“. Advogada e mestranda em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória, Claudia Vieira é especializada em Direito Internacional e Relações Internacionais e interessada nos estudos sobre interações entre produtos culturais e geopolítica, principalmente no contexto leste asiático e no indiano. O ensaio dela apresenta detalhes da narrativa e do processo de tradução e lançamento da obra no Brasil, além de introduzir de forma muito completa o livro para potenciais leitores da obra. O texto de Claudia também traz explicações e aprofundamentos sobre o protagonista Hong Gildong, que ajudarão também àqueles que já conhecem a história a refletir sobre as diferentes abordagens que a leitura deste livro pode prover. Além de pontuar questões relacionadas ao contexto histórico da narrativa, assim como suas adaptações e conspirações sobre a natureza da obra. A riqueza do livro é muito bem representada por este ensaio vencedor.

A autora Claudia Vieira e grande vencedora do VI Concurso de Literatura Coreana. Fonte da imagem: acervo pessoal.

O MidiÁsia, então, tem a honra de publicar exclusivamente o texto que venceu o Concurso e apresentar a excelente obra de Heo Gyun através dos olhos de Claudia Vieira. Acessem aqui o texto do ensaio na íntegra.


Daniela Mazur

Analista de Mídia. Doutoranda e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (PPGCOM - UFF). Pesquisadora vinculada ao MidiÁsia (PPGCOM - UFF) e ao TeleVisões (PPGCOM - UFF). Coordenadora adjunta do projeto Série Clube (Estudos de Mídia - UFF).

0 comentário

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *