Segunda Guerra Mundial, após a explosão da bomba atômica em agosto de 1945, Hiroshima, Japão. Crédito: Arquivo de História Universal / Imagens Getty.

Via Revista Intertelas

Nesta quinta-feira, dia 5 de agosto, às 20h15, horário do Brasil e, às 8h15, do dia 6 de agosto, no Japão, será transmitido pelo canal Sinos na Floresta no YouTube, o concerto gravado pelos músicos Shen Ribeiro (flauta/shakuhachi) e Thiago Tavares (Arranjos/Violão) no Mosteiro de São Bento da cidade de São Paulo, em homenagem às vítimas da Bomba Atômica: o Duo Cordas Invento Rosas para Hiroshima . Nos dias 6 de agosto e 9 de agosto de 1945, os Estados Unidos, durante a Guerra no Pacífico contra o Império do Japão, lançou dois ataques atômicos, nas cidades nipônicas HIroshima e Nagasaki, respectivamente, provocando a rendição dos japoneses.

Crédito: divulgação.

Atualmente, historiadores e outros estudiosos, com base em documentação e registros da época, concluem que um bombardeiro nuclear era desnecessário, pois a derrota das tropas japonesas para os aliados já era factual, tendo esta ação dos estadunidenses sendo mais um aviso para seus próximos inimigos durante a Guerra Fria: os soviéticos. Os ataques nucleares deixaram explícita à humanidade a capacidade altamente destrutiva das bombas nucleares. A iniciativa do evento musical tem apoio da Japan Foundation São PauloMosteiro São BentoMiração Filmes e Sinos na Floresta.


0 comentário

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *