Entre agosto e setembro deste ano, o curso de “Chinês Clássico” será oferecido online e gratuitamente aos alunos de graduação, pós-graduação e professores de cursos de filosofia, história e ciências humanas em geral, advindos de universidades brasileiras e interessados na China do ponto de vista histórico, teórico, filosófico e cultural. A iniciativa tem organização do Projeto Orientalismo e do Núcleo de Estudos da Antiguidade, ambos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Serão 15 aulas que começam a ser ministradas no dia 7 de agosto, terça-feira, às 16h.

Segundo informações publicadas pelos coordenadores do curso, nenhum conhecimento prévio de chinês é necessário. O aluno que passar na avaliação final (tradução de um pequeno trecho em chinês clássico estipulado pelo ministrante diferentemente para cada aluno participante) receberá um comprovante de participação e conclusão de curso. O ministrante é Bony Schachter (PhD) que estudou chinês moderno e clássico, japonês, sânscrito, tibetano, história e religião chinesas na Universidade Normal de Nanjing 南京師範大學, em Fudan 復旦大學 e na Universidade Chinesa de Hong Kong 香港中文大學.

Clique na figura para outras informações. Crédito: Projeto Orientalismo.

O conhecimento do chinês clássico é condição sine qua non para o estudo histórico da cultura chinesa. O objetivo do curso é fornecer ao aluno brasileiro acesso ao conhecimento sistemático desta forma de expressão culta. O curso funcionará como uma porta de entrada ao mundo da sinologia/estudos chineses, incentivando a formação de futuros sinólogos lusófonos“, salienta o informe do curso. Para outras informações e realizar a sua inscrição, envie um e-mail ao seguinte endereço eletrônico: chinesclassico2020@gmail.com


0 comentário

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *