De 01 a 29 de março de 2021, das 18h30 às 20h, a Nélida Capela Curadorias oferece o curso “HONRA & ESPADA – O Fenômeno da Guerra Samurai no Japão Feudal”. A iniciativa vai realizar uma introdução à história dos guerreiros Samurais desde sua formação na Era das Cortes, passando pelas grandes batalhas, analisando a transição das formas de combate, a adaptação das técnicas e mentalidades, a ascensão ao poder dos famosos shoguns e, por fim, seu declínio ante a modernidade japonesa do Séc. XIX. Também será possível conhecer as armas e armaduras que foram tão importantes para a identidade dos Samurais e, por fim, debater a sua representação nos games, mangás, filmes e animações nos tempos atuais.

O minicurso ocorrerá por meio de aulas expositivas de 1 hora e 30 minutos de duração semanal, sob caráter remoto, que busquem abordar os temas de cada encontro, motivando um dinamismo a partir de debates com os participantes. Através dessas aulas serão discutidas e indicadas diversas bibliografias que possam permitir maior desenvolvimento posterior do conhecimento acerca do assunto tratado.

O curso será ministrado por Douglas Magalhães Almeida, historiador formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pós-graduado em história militar da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), coordenador geral do Grupo de Estudos Japoneses da UFF (GEHJA-CEIA/UFF) e da Academia Nipo Brasileira de Estudos sobre História & Cultura Japonesa do Instituto Cultural Brasil Japão (ANBEHCJA-ICBJ). Para mais informações e realizar a sua inscrição, acesse o link do Sympla.


0 comentário

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *