Estão abertas as inscrições para 1ª oficina online de Haikai na quarentena

No próximo dia 21 de setembro, segunda-feira, com início às 14 horas, o professor Mateus Nascimento, mestre em história pela Universidade Federal Fluminense e praticante do haikai/haicai pelo Instituto Cultural Brasil-Japão/ICBJ-RJ, ministrará uma oficina abordando um pouco da história dessa poesia, conceitos da cultura japonesa e ensinará você a começar a prática do haikai como terapia nesse tempo de pandemia. As vagas são limitadas

haikai (ou haicai como é conhecido no Brasil) é uma poesia japonesa caracterizada pela simplicidade e pela concisão, cujo principal expoente é Matsuo Bashô (1644-1694). Tradicionalmente, o poema haikai divide-se em três linhas de 5-7-5 sílabas e é composto a partir de uma observação do/da praticante sobre as coisas que acontecem à sua volta, com destaque para os elementos da natureza.

Nessa oficina serão abordados os seguinte tópicos: 1) a prática do haikai como terapia à moda japonesa; 2) alguns exemplos de haikai e seus praticantes na história do Japão; 3) os elementos do haikai tradicional: kigo, sattori e kireji; 4) o haikai no Brasil. Após essa explanação os participantes serão convidados a tentar praticar o haikai com alguns elementos direcionados pelo professor. O valor da oficina é de R$ 30,00. Para realizar a sua inscrição, acesse o site do Sympla.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *