Crédito: NC Curadorias.

Nos dias 5, 12, 19 e 26 de agosto, Mayara Araújo, doutoranda do PPGCOM-UFF e pesquisadora vinculada ao MidiaÁsia, trará o universo dos animês e j-dramas para desvendar as estratégias utilizadas pela indústria do entretenimento japonês na difusão da cultura pop no mundo. Realizado pela NC Curadorias, o curso “Desvendando o pop japonês” será online, das 18h30 às 20h30, e abordará as noções de soft power e nation branding, que norteiam o entendimento da expansão do pop japonês.

Por meio de personagens que cativam crianças e jovens, o pop japonês atravessou fronteiras e virou uma verdadeira sensação em diversos países, incluindo o Brasil. Esse processo mantém-se até os dias de hoje. Mesmo 14 anos após a primeira exibição na TV aberta, o ninja Naruto Uzumaki continua a fazer parte de conversas e memes na internet. Recentemente, a Netflix apostou na popularidade de Sailor Moon e incluiu o filme no catálogo brasileiro. Isso mostra que o investimento de plataformas de streaming e canais especializados continua crescendo. Mas por quê? O pop japonês ainda tem vez no mercado? Como?

Crédito: arquivo pessoal.

Se você deseja aprofundar-se nos estudos da cultura pop japonesa e nas lógicas que envolvem todo o processo de circulação e manutenção dessas produções, o curso da pesquisadora Mayara Araújo foi especialmente planejado com o objetivo de levar ao fã, estudante e comunicador os conceitos básicos desse universo esplêndido, que conquista há décadas admiradores. Saiba mais no site https://bit.ly/3haieOl ou entre em contato através dos nossos canais: nccuradorias@gmail.com e @nc_curadorias no Instagram e Facebook.


0 comentário

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *