MidiÁsia na Mídia

Aqui você acompanha as participações dos pesquisadores do MidiÁsia discutindo temas relacionados às suas pesquisas em veículos da mídia como jornais, revistas, programas de TV, programas de rádio, sites, podcasts, dentre outros meios.

2020

30 de novembro - J-dramas: o audiovisual japonês pelo mundo. Participação de Mayara Araujo em Podcast sobre dramas de TV japoneses. Entrevista concedida ao Japão sem escalas.

03 de outubro - Rixas do Pop: One Piece X Naruto. Participação de Krystal Urbano em Podcast sobre animês e cultura pop. Entrevista concedida ao Observatório da Qualidade no Audiovisual.

27 de setembro - História de Danni Suzuki em novela reacende discussão sobre racismo a asiáticos. Participação de Krystal Urbano em matéria sobre o racismo anti-asiático no Brasil. Entrevista concedida à jornalista Jéssica Nakamura | Folha de S. Paulo (sem pay-wall).

23 de julhoK-pop e um ativismo que rompe com a cegueira ocidental. Entrevista especial com Daniela Mazur. Entrevista com Daniela Mazur sobre o universo da Hallyu, seus influxos e presença no Ocidente, concedida ao João Vitor Santos do Instituto Humanitas Unisinos.

19 de julhoNascida e criada em meio às redes, Geração Z tem potencial para mudar a política nos EUA. Participação de Daniela Mazur em matéria sobre a atuação dos fãs do K-pop na politização da Geração Z. Entrevista concedida à jornalista Thayz Guimarães│O Globo (sem pay-wall).

13 de julho – Cyberativismo no K-pop. Participação de Daniela Mazur em podcast sobre ciberativismo de fãs do K-pop e orientalismo da imprensa brasileira. Entrevista concedida ao Kpapo (Spotify Studios).

08 de julho – Fãs de k-pop se engajam em questões políticas e sociais nas redes sociais. Participação de Daniela Mazur em matéria sobre ciberativismo de fãs do K-pop. Entrevista concedida à Geovana Melo do Correio Braziliense.

28 de junho - Kpoppers vão salvar o mundo?. Participação de Krystal Urbano em podcast sobre ativismo de fãs. Entrevista concedida ao Távola Podcast.

23 de junhoK-pop é o novo punk? Fã-clubes surpreendem com ativismo antiracista - e afirmam ter enganado Trump. Participação de Krystal Urbano em matéria sobre ativismo de fãs. Entrevista concedida ao jornalista Gustavo Cunha | O Globo (sem pay-wall).

10 de junhoPor que fãs de kpop estão engajados nos protestos contra o racismo no mundo. Participação de Krystal Urbano em matéria sobre ativismo de fãs. Entrevista concedida a jornalista Letícia Naísa do TAB UOL.

18 de fevereiro‘Puxão de orelhas’ do diretor de ‘Parasita’ vale para o brasileiro. Participação de Daniela Mazur em matéria sobre o sucesso do filme sul-coreano “Parasita” no Oscar. Entrevista concedida à jornalista Ângela Faria do Jornal Estado de Minas.

29 de janeiroA Construção da Indústria do Entretenimento Sul-coreana até ‘Parasite’. Participação de Daniela Mazur em podcast sobre a Hallyu e o filme sul-coreano "Parasita". Entrevista concedida ao Clube do Lamen

22 de janeiro – As múltiplas faces do racismo: projetos a UFF levam a história e a cultura da Ásia para a esfera acadêmica. Participação de Afonso de Albuquerque, Krystal Urbano e Mateus Nascimento em matéria sobre racismo asiático para a Assessoria de Imprensa do Site da UFF.

2019

09 de novembro – Por que direita e esquerda usam desenhos japoneses para falar de política. Participação de Mayara Araujo em matéria sobre cultura otaku e política. Entrevista concedida ao jornalista Kaluan Bernardo do TAB UOL.

07 de novembroCom premiado ‘Parasita’, Coreia do Sul espalha seu ‘soft power’ pelo mundo. Participação de Daniela Mazur em matéria sobre o filme sul-coreano “Parasita”. Entrevista concedida ao jornalista Claudio Gabriel do TAB UOL.

16 de junho – O Tsunami K: séries sul-coreanas conquistam espaço no Brasil (sem pay-wall). Participação de Daniela Mazur em matéria sobre os k-dramas. Entrevista concedida a jornalista Ângela Faria do Jornal Estado de Minas e Portal UAI.

27 de março –Entenda como o k-pop se tornou trilha para tantos escândalos. Participação de Krystal Urbano e Daniela Mazur em matéria sobre k-pop. Entrevista concedida ao jornalista Silvio Essinger | O Globo (sem pay-wall).

2018

21 de Outubro – São Paulo aprende coreano no ritmo da onda k-pop: Jovens e adolescentes buscam aprender idioma em cursos e plataformas, de grupos de WhatsApp a vídeos online. Participação de Krystal Urbano em matéria sobre o pop coreano. Entrevista concedida a jornalista Priscila Mengue do Estadão | O Estado de São Paulo (sem pay-wall).

20 de JulhoPop começa com K. Participação de Daniela Mazur em matéria sobre k-pop. Entrevista concedida a jornalista Maria Clara Vieira da VEJA.

Julho – Imigração Japonesa: Após 110 anos, saiba como são vistos os nipo-brasileiros. Participação de Mateus Nascimento em matéria sobre a imigração japonesa. Entrevista concedida a jornalista Helen Lugarinho da Revista O Prelo (n. º 51) da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro (IOERJ).

2016

25 de Julho – A cultura e o audiovisual na era da interdepêndencia econômica internacional. Participação de Alessandra Scangarelli em matéria sobre Audiovisual e Mundo Multipolar. Entrevista concedida a equipe do InfoMoney.

2014

03 de Agosto – A crise Ucraniana e a Nova Ordem Mundial. Matéria de Alessandra Scangarelli  para o Zero Hora sobre a nova ordem mundial.