Membros

Afonso de Albuquerque

Doutor em Comunicação e Cultura (UFRJ, 1996) e professor do PPGCOM/UFF. Foi presidente da COMPÓS e da Compolítica. Pesquisador do MidiÁsia, pesquisa e publica sobre Comunicação Internacional, Comunicação Comparada, Jornalismo e Comunicação Política. Atua como Pesquisador do CNPq desde 1998.

E-mail: afonsoalbuquerque@id.uff.br

Krystal Urbano

Pós-Doutoranda (2020-Atual), Doutora (2014-2018) e Mestre (2011-2013) em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (PPGCOM|UFF). Jornalista (2002-2006) e Especialista em Epistemologias do Sul (2017-2018) pelo Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO|Argentina). Fundadora do Asian Club (Estudos de Mídia|UFF), Coordenadora Adjunta do MidiÁsia (Grupo de Pesquisa em Mídia e Cultura Asiática Contemporânea|UFF) e integrante da RIIAM (Red Iberoamericana de investigadores en Anime y Manga), além de coordenar a área de Estudos de Mídia da Academia Nipo-Brasileira de Estudos da História e Cultura Japonesa do Instituto Cultural Brasil-Japão (ANBEHCJA-ICBJ). Seus interesses de pesquisa no âmbito dos estudos asiáticos e da cultura pop englobam os seguintes temas: culturas urbanas e juvenis, estudos de mídia e televisão, cultura de fãs, ficção seriada, música e entretenimento.

E-mail: krystal.cortez@gmail.com 

Daniela Mazur

Doutoranda (2018–) e Mestre (2016-2018) pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFF, pesquisadora vinculada ao MidiÁsia, coordenadora adjunta do Série Clube UFF, integrante do grupo de pesquisa TeleVisões e repórter honorária da cultura sul-coreana no Brasil do Centro Cultural Coreano do Brasil (2015-2018). Atualmente aborda temas relacionados aos estudos asiáticos e cultura pop leste-asiática, Hallyu, Pós-Ocidente, Desocidentalização e ascensão periférica de polos de produção televisiva e contrafluxos globais. Entre suas publicações de destaque estão dois capítulos em livros especializados: “America Latina y Corea del Sur: Intereses y desafios comunes” (Humanitas, 2018) e “The Rise of K-Dramas: Essays on Korean Television and Its Global Consumption” (McFarland, 2019).

E-mail: danielamazur@id.uff.com

Mayara Araujo

Doutoranda (2019–) em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF). Mestre (2016-2018) em Comunicação e Cultura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Escritora e bacharel em Estudos de Mídia (UFF). Pesquisadora vinculada ao MidiÁsia (Grupo de Pesquisa em Mídia e Cultura Asiática Contemporânea|UFF) e a RIIAM (Red Iberoamericana de investigadores en Anime y Manga). Seus interesses de pesquisa englobam os seguintes temas: desocidentalização, asian studies, cultura pop asiática, mídia e turismo, fluxos televisivos e cultura de fãs.

E-mail: msoareslpa@yahoo.com.br

Edylene Daniel Severiano

Doutoranda em Comunicação (2020- ) pela Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF). Mestra em Teoria Literária (2016-2018) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCL-UFRJ). Licenciada em Letras Português-Literaturas pela UFRJ (2016). Bacharela em Letras Português-Literaturas (2016) pela UFRJ. Bacharela em Ciências Econômicas (2010) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Pesquisadora vinculada  ao MidiÁsia, ao Laboratórios de Estudos Midiáticos Japoneses –EloNihon (Letras-UERJ) e ao LabIDEA (Eco-UFRJ). Diretora científica do Selo CaminhoS de Estudos Asiáticos e fundadora da Entre Letras Consultoria Textual. Dedica-se aos Estudos Japoneses com ênfase em pensamento, cinema e literatura. 

E-mail: edyleneds@gmail.com

Alessandra Scangarelli 

Jornalista (PUCRS), escritora, tradutora e pesquisadora vinculada ao MidiÁsia (Grupo de Pesquisa em Mídia e Cultura Asiática e Contemporânea). Especialista em Política Internacional (PUCRS) e Mestre em Estudos Estratégicos Internacionais (UFRGS). Também atuou como assistente de produção em algumas empresas de cinema do Rio de Janeiro. Tem interesse em estudos e projetos que visem abordar o impacto da cultura, da ideologia, da política externa e da comunicação nas Relações Internacionais, em especial de Rússia, Ásia Central, Coreias, China, Vietnã e Japão. Atualmente escreve para publicações online sobre cinema e geopolítica destes países da Ásia. É também editora-chefe da Revista Intertelas.

Email: alessandra@revistaintertelas.com e ascangarellibrites@mail.ru

Maria Elizabeth Pinto de Melo

Mestre (2017-2019) em Comunicação e Bacharel (2012-2016) em Estudos de Mídia pela Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF). Pesquisadora vinculada ao Laboratório de Investigação em Ciência, Inovação, Tecnologia e Educação (CITE-LAB/UFF) e ao Grupo de Pesquisa em Mídia e Cultura Asiática Contemporânea (MidiÁsia/UFF). Seus interesses de pesquisa englobam os seguintes temas: comunicação internacional, mídia e entretenimento, relações e conflitos étnico-raciais, impacto social da ciência, desinformação científica.

E-mail: mariaelizabeth.melo@outlook.com

Mateus Nascimento

Mestrando em História Social pela Universidade Federal Fluminense (PPGH-UFF). Graduado em História pela mesma universidade. Pesquisador efetivo do Centro de Estudos Asiáticos (CEA-UFF), do Núcleo de Estudos Tempo Literário do Instituto Cultural Brasil-Japão e do MidiÁsia/UFF – Grupo de Pesquisa em Mídia e Cultura Asiática Contemporânea. Membro da Red Iberoamericana de Investigadores en Anime y Manga (RIIAM) e da Academia Nipo-Brasileira de Estudos de Literatura Japonesa (atuando como seu vice coordenador no triênio 2019-2021). Dentre seus interesses de pesquisa se encontram a história da era Meiji (1868-1912), as presenças e permanências do animê no imaginário de juventude, as relações Brasil-Japão a partir dos espaços de sociabilidade nipo-brasileiros e o estudo da literatura japonesa (a poesia haikai e as obras contemporânea).

E-mail: mateus_nascimento@id.uff.br