Membros

Afonso de Albuquerque

Doutor (1992-1996) e Mestre (1989-1991) em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCOM/UFRJ) e professor do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF). Foi presidente da COMPÓS e da Compolítica. Pesquisador do MidiÁsia, pesquisa e publica sobre Comunicação Internacional, Comunicação Comparada, Jornalismo e Comunicação Política. Atua como Pesquisador do CNPq desde 1998.

E-mail: afonsoalbuquerque@id.uff.br

Krystal Urbano

Doutora (2014-2018) e Mestre (2011-2013) em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (PPGCOM|UFF). Jornalista (2002-2006) e Especialista em Epistemologias do Sul (2017-2018) pelo Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO | Argentina). Fundadora do Asian Club (Estudos de Mídia | UFF), Coordenadora Adjunta do MidiÁsia (Grupo de Pesquisa em Mídia e Cultura Asiática Contemporânea | UFF) e integrante da RIIAM (Red Iberoamericana de investigadores en Anime y Manga), além de coordenar a área de Estudos do Pop Midiático da ANBEHCJA | ICBJ (Academia Nipo-Brasileira de Estudos da História e Cultura Japonesa do Instituto Cultural Brasil-Japão). Atualmente, realiza estágio de pós-doutorado e é professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF, ministrando a discliplina de Metodologia de Pesquisa (2021.1).

E-mail: krystal.cortez@gmail.com 

Daniela Mazur

Doutoranda (2018–) e Mestre (2016-2018) pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFF, pesquisadora vinculada ao MidiÁsia, coordenadora adjunta do Série Clube UFF, integrante do grupo de pesquisa TeleVisões e repórter honorária da cultura sul-coreana no Brasil do Centro Cultural Coreano do Brasil (2015-2018). Atualmente aborda temas relacionados aos estudos asiáticos e cultura pop leste-asiática, Hallyu, Pós-Ocidente, Desocidentalização e ascensão periférica de polos de produção televisiva e contrafluxos globais. Entre suas publicações de destaque estão dois capítulos em livros especializados: “America Latina y Corea del Sur: Intereses y desafios comunes” (Humanitas, 2018) e “The Rise of K-Dramas: Essays on Korean Television and Its Global Consumption” (McFarland, 2019).

E-mail: danielamazur@id.uff.br

Mayara Araujo

Doutoranda (2019–) em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF). Mestre (2016-2018) em Comunicação e Cultura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Escritora e bacharel em Estudos de Mídia (UFF). Pesquisadora vinculada ao MidiÁsia (Grupo de Pesquisa em Mídia e Cultura Asiática Contemporânea|UFF) e a RIIAM (Red Iberoamericana de investigadores en Anime y Manga). Também atua como co-coordenadora da área de estudos do pop midiático da Academia Nipo-Brasileira de Estudos da História e Cultura Japonesa do Instituto Cultural Brasil-Japão (ICBJ). Seus interesses de pesquisa englobam os seguintes temas: desocidentalização, soft power, nation branding, cultura pop asiática, televisão e cultura de fãs.

E-mail: msoareslpa@yahoo.com.br

Alessandra Scangarelli 

Jornalista (PUCRS), escritora, tradutora e pesquisadora vinculada ao MidiÁsia (Grupo de Pesquisa em Mídia e Cultura Asiática e Contemporânea). Especialista em Política Internacional (PUCRS) e Mestre em Estudos Estratégicos Internacionais (UFRGS). Também atuou como assistente de produção em algumas empresas de cinema do Rio de Janeiro. Tem interesse em estudos e projetos que visem abordar o impacto da cultura, da ideologia, da política externa e da comunicação nas Relações Internacionais, em especial de Rússia, Ásia Central, Coreias, China, Vietnã e Japão. Atualmente escreve para publicações online sobre cinema e geopolítica destes países da Ásia. É também editora-chefe da Revista Intertelas.

Email: alessandra@revistaintertelas.com

Mateus Nascimento

Mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense (PPGH-UFF). Graduado em História pela mesma universidade. Pesquisador efetivo do Centro de Estudos Asiáticos (CEA-UFF), do Núcleo de Estudos Tempo Literário do Instituto Cultural Brasil-Japão e do MidiÁsia/UFF – Grupo de Pesquisa em Mídia e Cultura Asiática Contemporânea. Membro da Red Iberoamericana de Investigadores en Anime y Manga (RIIAM) e da Academia Nipo-Brasileira de Estudos de Literatura Japonesa (atuando como seu vice coordenador no triênio 2019-2021). Dentre seus interesses de pesquisa se encontram a história da era Meiji (1868-1912), as presenças e permanências do animê no imaginário de juventude, as relações Brasil-Japão a partir dos espaços de sociabilidade nipo-brasileiros e o estudo da literatura japonesa (a poesia haikai e as obras contemporânea).

E-mail: mateus_nascimento@id.uff.br

Hugo Katsuo

Bacharel (2016-2020) em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense e mestrando (2020-) pelo PPGCine-UFF, pesquisador vinculado ao MidiÁsia (Grupo de Pesquisa em Mídia e Cultura Asiática Contemporânea|UFF) e ao NEX (Núcleo de Estudos do Excesso nas Narrativas Audiovisuais | PPGCine-UFF). Pesquisa, atualmente, as dinâmicas de representação e espectatorialidade na pornografia gay ocidental pelo viés racial com ênfase nos corpos asiáticos amarelos, e tem interesse em estudos sobre cinema japonês. Além disso, é cineasta, tendo dirigido filmes como O Perigo Amarelo Nos Dias Atuais (2018), Batchan (2020), IM GEM (2020) e Nada Ficará (2021).

Email: hugokatsuo@id.uff.br

Clarissa Melo

Clarissa D. Melo é formada em Letras com habilitação em línguas portuguesa e inglesa e suas respectivas literaturas pela Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus (2018); Mestre em Letras: Linguagens e Representações pelo PPGL-UESC (2019) e estudante de Doutorado pelo mesmo programa. É membro do GP-CADIRE (Grupo de Pesquisa: canones, dissidências e resistências). Atualmente, desenvolve pesquisa sobre o cinema brasileiro, enfocando a questão terceiromundista, o modo de produção e circulação de filmes no contexto de subdesenvolvimento, e a antropofagia como resposta criativa ao contexto social e político brasileiro. Interessa-se, também, pelo cinema vietnamita, reconhecendo os impactos da colonização em seu processo de criação e desenvolvimento. 

E-mail: clarissam870@gmail.com