Conheça as pinturas em tecidos que contam histórias tradicionais indianas

Via Beco da Índia

A tradição de contar histórias é antiga na Índia. E nada melhor do que contá-las com ajuda de belas imagens. Daí a função da pintura pattachitra, feita em uma espécie de rolo de tecido, muito comum nos estados de Odisha e Bengala Ocidental, no Leste da Índia.

As pinturas fazem referências a temas mitológicos e religiosos, especialmente aos culto do deus Vishnu e seu avatar Krishna, a chamada tradição Vaishnava. Tradicionalmente, um patua ou um chitrakar narrava histórias por meio dessas pinturas. Os temas de pattachitras incluíam tradições locais, histórias de deuses, deusas e da mitologia indiana. A casa do chitrakar, ou seja, o artista e contador de histórias, é uma espécie de estúdio. Toda a família envolve-se no trabalho de elaboração dessas peças.

Pattachitra revela Ravana combatendo Jatayu. Crédito: NMNewdelhi.

Um exemplo de pattachitra, que pertence ao acervo de antropologia do Museu Nacional de Nova Délhi, é a imagem que retrata o demônio Ravana, de dez cabeças, lutando contra Jatayu, um pássaro divino. Jatayu, por sua vez, tenta proteger o deus Shiva. O folclore e histórias mitológicas são repassadas há séculos por meio da patachitra, criada para uso ritualístico  nos templos, ou como arte narrativa durante a performance de uma música.

Crédito: Wikipedia Commons.

Além dos Patachitra pintados em tecidos, há os Bhirri Chitra nas paredes e os Tala Patra Chitra, pintados em folhas de palmeira. No estado de Odisha é comum que os temas ilustrados nos patachitra estejam relacionados à Jagannath, uma encarnação local do deus Vishnu.

Pattachitra sobre mitologia Hindu mostra desfile do deus Ganesha. Crédito: Wikipedia.

As linhas dos desenhos de pattachitra são no geral bastante claras, nítidas, sem paisagens ou perspectivas. Muitas vezes o fundo das pinturas contém decorações de flores e folhagens e a cor vermelha é predominante. No século 16, tornou-se comum a representação de cenas com Krishna, a encarnação do deus Vishnu, Radha e vaqueiras camadas e Gopis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *