Biblioteca Nacional Digital Brasil. Crédito: https://bndigital.bn.gov.br/

Via Revista Intertelas

Coordenadoria de Estudos da Ásia (CEASIA), em parceria com o Grupo de Estudos sobre a História da Ásia (GESHA), ambos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), promove um ciclo de palestras intitulado “Chineses no Brasil e Brasileiros na China: trajetórias em movimento”. O evento é gratuito e será realizado nos dias 12 e 13 de agosto. As inscrições para as três mesas temáticas ficarão abertas até esta quinta-feira, o dia 12 de agosto, e devem ser feitas através do formulário on-line (clique aqui). O ciclo de palestras será transmitido através do canal oficial da Ceasia no YouTube.

O evento tem por objetivo congregar pesquisadores de níveis e campos acadêmicos diversos, e instituições de ensino superior distintas, com a finalidade de pensar e debater a migração chinesa para o Brasil, bem como o inverso, brasileiros na China. Através da Ceasia/UFPE, as Curadorias de Brics e de História da China propõem a inauguração de um espaço de diálogo interdisciplinar e transversal, que possibilite a reflexão crítica sobre o tema das migrações entre os dois países.

Crédito: divulgação.

Programação

12/08
9h – Mesa 1: Brasileiros na China: trânsitos e trajetórias migratórias
Apresentações: Tom Dwyer (professor do Departamento de Sociologia da Universidade Estadual de Campinas- a Unicamp e diretor brasileiro da Academia Chinesa de Ciências Sociais) e Lúcia Anderson F. da Silva (doutora em Ciências Sociais na área de Estudos das Relações China-Brasil e professora de português na Universidade Normal de Pequim).

19h30 – Mesa 2: Chineses no Brasil: entre projetos e vivências (séculos XIX – XX)
Apresentações: André Bueno, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e integrante da Rede Iberoamericana de Sinologia, da Rede Brasileira de Estudos Chineses e da ALADAA; e Daniel Veras, doutor em Ciências Sociais, pesquisador doutor do Núcleo de Estudos Brasil-China da FGV Direito Rio e integrante do corpo docente do Curso de Verão de História da Ásia Moderna, Sociologia e Filosofia (CUSSA).

13/08
19h30 – Mesa 3: Entre debates, duelos retóricos e narrativas: os migrantes chineses no Brasil (séculos XIX e XX)
Apresentações: Kamila Czepula, doutoranda em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e integrante da Red Sinolatina de estudos sinológicosVictor Hugo L. Peres, mestre em História e vice coordenador do Grupo de Estudos sobre a História da Ásia (GESHA); e Renata Reynaldo (jornalista com Especialização em História do século XX).


0 comentário

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *