Asian Club | Memória (2012-2018)

Logotipo do Asian Club

Fundado em dezembro de 2012, sob o nome provisório de Anime Clube, o Asian Club foi um projeto acadêmico dedicado ao debate, reflexão e produção de conteúdo sobre as produções pop midiáticas da Ásia Oriental – como séries de TV, filmes, animações, videoclipes, música pop e suas celebridades associadas, dentre outras produções. Seu propósito principal foi o aprofundamento da compreensão de outros modos de concepção, produção e distribuição da cultura pop, para além de uma perspectiva ocidental. O grupo foi concebido e administrado por alunos da graduação do curso de Estudos de Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF, sob a coordenação geral do professor Afonso Albuquerque, pesquisador bolsista do CNPq, Nível IB.

Para além do seu objetivo primário, o Asian Club se constituiu numa agência experimental de comunicação, e ofereceu aos seus participantes a oportunidade de se envolverem em diversas atividades relevantes do ponto de vista da formação profissional, tais como planejamento estratégico, produção de eventos, divulgação, design gráfico e produção audiovisual, além do desenvolvimento das habilidades sociais necessárias para o trabalho em equipe, como a divisão de trabalho, rotinas de produção, responsabilidade frente à equipe, dentre outras.

Ao longo de seu funcionamento, o Asian Club promoveu diferentes projetos, com destaque para as sessões de exibição semestrais abertas ao público em geral. Fundamentalmente, essas exibições consistiam na apresentação de duas produções asiáticas – geralmente séries de TV, filmes, animações e videoclipes – seguida de debate com o público presente. Basicamente, as sessões de exibição do Asian Club foram organizadas sob a forma de temporadas semestrais, sempre com uma apresentação teórico-prática dos curadores sobre a relevância do tópico/temática em discussão e sobre as particularidades da produção apresentada em cada sessão. Além disso, os eventos envolviam a elaboração de um catálogo que sintetizava a proposta temática da temporada, com a elaboração prévia de cartazes e teasers audiovisuais, bem como distribuição de material gráfico relativo às sessões, física e virtual. Os encontros do Asian Club ocorreram sistematicamente entre 2012 e 2016 no espaço físico da UFASA – Campus do Gragoatá, na cidade de Niterói.