No dia 30 de julho, das 19h às 21h, será realizada a palestra online “Samurais da antiguidade ao medievo: surgimento, ascensão e transformações no estamento guerreiro japonês”. O evento é organizado pela Academia Nipo Brasileira de Estudos de História & Cultura Japonesa do Instituto Cultural Brasil-Japão, apoiada pelo Grupo de Estudos Japoneses da UFF (GEHJA) e Núcleo de Estudos Japoneses da UFSC (NEJAP).

A palestra será ministrada pelo Coordenador do NEJAP, Kauê Otávio, graduando de história pela UFSC, ex-bolsista do programa “Juntos!! JICE/MOFA 2016” e responsável por ministrar e coordenar diversas palestras, cursos, mini-cursos e colóquios desde 2015. Seu trabalho de conclusão está intitulado em caráter provisório de “A Guerra e os Guerreiros no Século da Grande Pacificação: Uma história Política, Social, e Cultural dos Samurais no Século XIV”.

A iniciativa pretende esboçar sobre o surgimento dos samurais, sua ascensão como veículo militar privado do Estado e da aristocracia japonesa, a formação do primeiro bakufu e o regime diárquico instaurado por Minamoto Yoritomo e continuado pelos Hōjō, as rupturas e o novo bakufu fundados no século XIV, e a nova ordem de relações instaurada entre os séculos XIV e XV, com a ascensão das figuras dos tōzama, e posteriormente, shugo-daimyō. Antiguidade, medievalidade e modernidade serão temas brevemente abordados e esboçados, assim como a trajetória dos samurais nestes primeiros tempos.

Crédito: Facebook Gehja Japão.

As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail: academiahistculticbj@gmail.com e devem conter as seguintes informações: nome completo, CPF, instituição de origem, curso, titulação, período e região. Atenção para as seguintes observações dos organizadores:

  • Incluir informação, caso seja membro ou aluno de algum instituto de cultura japonesa, seja de língua, artes marciais etc;
  • Na parte sobre REGIÃO, coloque o estado brasileiro de onde assiste as aulas ou o país, caso esteja no estrangeiro;
  • Para inscrever-se o e-mail deve ter como título “INSCRIÇÃO NA PALESTRA DE SAMURAI”;
  • A palestra deve ocorrer pelo Google Meet.

2 comentários

Henrique Miquelon Piller · 17/07/2020 às 21:18

Saudações.
Gostaria de saber se a palestra sobre Samurais é aberto para publico externo?
Desde já, muito obrigado

    MidiÁsia · 21/07/2020 às 14:15

    Prezado Henrique, a palestra é aberta sim, basta se inscrever pelo email e seguir as instruções e informações solicitadas pelo organizador. Desejamos que aproveite a atividade!

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *